SINDSEGRS visita Centro de Comando da Capital

Na última sexta-feira (02), o Presidente do Sindicato, acompanhado do Superintendente e de membros do Grupo de Suporte Técnico Executivo, esteve no Centro Integrado de Comando da Capital (CEIC) a convite do Secretário de Segurança, Kleber Senisse, para conhecer o que vem sendo feito em relação a segurança pública da cidade. “Queremos conhecer o trabalho desenvolvido e ver onde podemos ajudar, pois a questão da segurança é um assunto que interessa toda a população e tem impacto direto na nossa atividade”, destacou o Presidente da Entidade, Guacir Bueno.

O Secretário apresentou o projeto piloto de cercamento eletrônico de Porto Alegre, que vem sendo testado nos últimos meses. “Estamos usando a estrutura de câmeras que já tínhamos e a Procempa desenvolveu um sistema que nos permite identificar as placas de veículos. Com acesso ao banco de dados do Detran, conseguimos identificar veículos que ou foram roubados ou furtados, ou que estejam com problemas em relação ao licenciamento”, explicou Senisse.

Nos últimos dois meses, graças ao sistema, foram recuperados 5 veículos que estavam em posse de bandidos e identificados cerca de 400 por dia com o licenciamento vencido. Atualmente, são 25 câmeras que foram selecionadas em locais específicos e que permitem o monitoramento de cerca de 3 milhões de veículos. “Somente conseguimos estes resultados devido a integração com o Governo do Estado e a Brigada Militar. Acreditamos que o trabalho da prefeitura em parceria com o Estado e com a iniciativa privada vai trazer resultado significativo para os porto-alegrenses”, declarou o Secretário. O projeto que vem sendo testado e desenvolvido em Porto Alegre é uma junção de diversas experiências adotadas com sucesso em outras cidades. “A Procempa possui uma equipe extremamente qualificada, mas que não desenvolvia tecnologias para a segurança pública. O que fizemos foi colocar o desenvolvimento tecnológico dentro da segurança pública da cidade”, destaca.

O Secretário afirmou ainda que de acordo com o Plano Plurianual, um dos objetivos é manter 95% das câmeras de monitoramento em ação. Atualmente 80% estão ativas. Para os próximos meses, a Secretaria prepara novidades que envolvem também a participação do cidadão como agente de fiscalização e a participação da iniciativa privada como parceira de ações. Com a implantação de todo o sistema, a secretaria acredita em uma redução de 35% nos índices de roubos e furtos de veículos