Psicóloga diz que bloqueios psicológicos atrapalham consumo de seguros

A psicóloga Luciane Fagundes, especialista em psicologia econômica aplicada a seguros, foi entrevistada na rádio CNseg no programa ” Entrevista Especial”. De acordo com ela, a racionalidade do ser humano é limitada, e nem sempre as pessoas tomam as melhores decisões para suas vidas.

“Seguro de vida e previdência complementar mexem com as nossas emoções. A tendência natural do ser humano é evitar pensar nesse assunto. E se a gente evita pensar nele, acaba não se preparando para quando se deparar com alguma necessidade ou risco”, diz.

Outro destaque da programação dessa segunda-feira foi o quadro “Fala Presidente”. O presidente da CNseg, Marcio Coriolano falou proteção veicular, conhecida como “seguro pirata”, por ser ilegal. Segundo Coriolano, o consumidor não tem “absolutamente nenhuma garantia ao contratar uma proteção veicular ou qualquer outro nome parecido”.

A Rádio CNseg tem por objetivo ampliar os canais de diálogo do setor de seguros com a sociedade e esclarecer a população sobre os fundamentos e características dos produtos oferecidos pelos segmentos de seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização.

Dando continuidade à programação da semana, na terça-feira, o consultor da FenSeg Neival Freitas vai falar, no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, sobre hábitos como comprar artigos roubados ou falsificados em camelôs ou ainda remédios no mercado negro, o que estimula o roubo de cargas e, consequentemente, encarece o seguro para as transportadoras e o preço final desses produtos. Também na terça, o quadro “Qual é a Dúvida? ” Explicará por que os planos de saúde individuais são mais caros que os coletivos, principalmente para quem tem mais de 60 anos.

O diretor da FenaPrevi Fabiano Lima é o entrevistado do programa “Entenda o Seguro de Pessoas” que vai ao ar nesta quarta-feira. Ele falará sobre seguro viagem. No mesmo dia, o programa “Inovação e Sustentabilidade” traz a presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, Ana Paula Almeida, que vai tratar do Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Inclusão no Mercado Segurador.

Na quinta-feira, o superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, falará sobre o workshop “Análise de Impacto Regulatório”, que será realizado no mesmo dia na sede da CNseg, no Rio. Ainda na quinta, a superintendente jurídica da Confederação, Glauce Carvalhal, explicará no “Momento Jurídico” como funciona a mediação.

Fechando a semana, o “Minuto da Capitalização” de sexta-feira terá como tema a relação do corretor com a capitalização. Já o “Dica do Consultor” vai abordar a conscientização para um trânsito mais seguro.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

 Fonte: CQCS