Brasil: principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina

O Brasil foi considerado o principal alvo de ataques cibernéticos do tipo DoS na América Latina em 2016. Esses são os ataques nos quais o invasor torna os recursos de um sistema indisponíveis para a vítima. O País sofreu 21 ataques por mês ao longo do ano.

Os ataques cibernéticos cresceram 44% durante o ano, comparado com o ano anterior, de acordo com um estudo da Arbor Networks. Os ciber-criminosos também fizeram vítimas na Argentina, Chile, Equador e Colômbia, afirma o relatório.

Sobre os ataques cibernéticos

A quantidade de dispositivos infectados pelo vírus também cresceu em volume; atingindo companhias que fornecem serviços de Internet das Coisas. As maiores vítimas desses ataques foram bancos de dados, provedores de serviços de TI, organizações governamentais e companhias privadas do setor de educação.

Ainda de acordo com a Arbor Networks, 71% das companhias pesquisadas reportaram aumento nos gatos com despesas operacionais após os ataques; 42% relataram perdas de lucro; 33% afirmaram ter perdido consumidores.

Muitas vítimas perderam, em média, US$ 1 milhão, de acordo com a análise. A companhia responsável pela pesquisa se baseou nas respostas de 356 companhias na área de tecnologia da informação, incluindo provedores, companhias de hospedagem online, operadores de redes e móbile entre outros.

Há tempos o Brazil é vítima de crimes cibernéticos. Muitos sites governamentais ficaram off-line no último ano, quando os Jogos Olímpicos aconteciam. Em 2005, os criminosos até mesmo causaram blackouts em diversas partes do País, tomando controle de redes de energia elétrica.

Fonte: Revista Apólice I Nearshore Americas