Corretores precisam ofertar mais produtos para crescer

O terceiro dia do 8º Simpósio Paranaense de Seguros teve início com o painel “Produtividade, Rentabilidade e Processos”, onde os principais líderes das seguradoras puderam expor as iniciativas das empresas para melhorar o dia a dia dos corretores.

O Presidente do Sincor-PR, provocou o debate sobre como aumentar o retorno de investimento e como produzir com tantas tarefas cotidianas.

“Este tema envolve questões onde o maior problema atual para os corretores é a mão de obra, qualificação e capacitação. O custo elevado aliado com o excesso de regulação estatal. Além disso, há um desconhecimento ou uso inadequado da tecnologia”.

O setor de serviços operacionais possui algumas limitações que afetam a qualidade da prestação de serviços como um todo, segundo o Consultor Empresarial e Professor da Escola Nacional de Seguros, Maurício Tadeu Barros Morais.

“Devemos repensar a maneira de disponibilizar alguns serviços para os corretores. As seguradoras precisam buscar sempre a facilitação das tarefas para os corretores se focarem mais nas vendas e aumentarem sua produtividade”.

Para o Diretor Regional do Paraná da HDI, Moacir Abbá de Souza, a grande questão da produtividade é fazer mais com o mesmo. “Isso hoje é uma questão não só na classe dos corretores, mas que envolve diretamente as seguradoras. Acho que nós precisamos ouvir mais as sugestões de ambos os lados para melhorar a capacidade de venda e de atendimento”.

“Falando em produtividade e renda, perdemos muitas oportunidades de venda e de aumentar os rendimentos quando deixamos de oferecer outros produtos para quem já é nosso segurado. Se o cliente faz o seguro do carro, ótimo.

Mas não podemos parar só nisso. Ele já confia na gente, conhece nosso serviço, então por que não oferecer um seguro residencial ou um seguro de vida? Temos que nos atentar a estes pontos e investir na qualificação dos nossos corretores”, enfatizou o Superintendente Executivo Sul Mercado da Bradesco Seguros, Anderson Mundim.

O Diretor Regional Sul da SulAmérica, Gilson Bochernitsan, falou sobre os maiores desafios enfrentados pelos corretores. “O que precisamos fazer para tornar os negócios mais lucrativos? Se esforçar para fazer mais com aquilo que temos disponível hoje. Isso é a grande sacada que precisamos entender para aumentar a produtividade”.

Luis Alberto Guimarães, Gerente Comercial Regional da Liberty, aproveitou para abordar as iniciativas da empresa para melhorar o cotidiano do corretor. “Hoje temos dentro da companhia uma área específica que faz a revisão de todos os processos operacionais em todas as áreas. Cada um dos funcionários também é motivado e imbuído a buscar e pensar melhorias. Todos precisam ser agentes de transformação pois a mudança começa dentro de cada um de nós.

Fonte: CQCS