Seguro de vida individual não permite portabilidade, mas há como flexibilizar produto

É possível reduzir o pagamento das parcelas, receber parte do valor de resgate ou mudar prazos e o montante da cobertura.

O gerenciamento de risco é um aspecto muito importante no planejamento financeiro de qualquer pessoa, e o seguro de vida se destaca por ser uma das soluções que oferece proteção contra os imprevistos financeiros provenientes de doenças graves, invalidez e morte de familiares, por exemplo.

No entanto, uma dúvida comum sobre o seguro de vida diz respeito à portabilidade, ou seja, ao procedimento para mudar de um plano para outro. Ainda que isso não seja possível entre seguros de vida – exceto aqueles com cobertura por sobrevivência, como VGBL e Dotal – ou entre seguro de vida e plano de previdência, os seguros de vida individuais são flexíveis.

Como são produtos de longo prazo, em alguma etapa da vida pode ser necessário fazer uma mudança na apólice para adequá-la a uma nova situação, como a perda de um emprego.

Nestes casos, dependendo do seguro de vida contratado, é possível fazer resgates, alterar o seguro para valor saldado ou para benefício prolongado e ainda manter alguma proteção.

É importante entender que o cancelamento do atual seguro e a contratação de um novo não equivale a uma portabilidade. Ao seguir dessa forma, é importante estar atento para o fato de que a nova apólice não levará em consideração as condições contratuais pactuadas no seguro atual e o histórico de saúde, por exemplo.

Também será necessário se atentar para os novos prazos de carência para coberturas e o acesso ao valor de resgate, quando houver.

Se o objetivo for manter a cobertura, o segurado pode solicitar a redução do capital segurado e receber uma parte do valor de resgate. Dessa forma, as próximas parcelas a serem pagas serão menores, mas atenção: a quantia a ser recebida em caso de indenização também se reduzirá.

Outras alternativas, como seguro com valor saldado ou seguro com benefício prolongado, consideram a alteração do capital segurado ou do período de vigência do seguro, respectivamente. Essas mudanças devem ser negociadas junto à seguradora e têm como vantagem a manutenção da cobertura sem a realização de novos desembolsos.

Essas opções não estão disponíveis para todos os seguros de vida. Por isso, é importante ler com atenção as condições gerais e especiais do seguro desejado antes da contratação.

Para conhecer mais sobre o seu estilo de planejar o futuro, clique aqui e acesse o nosso simulador.

http://www.infomoney.com.br/seguro-de-vida/simulador

Fonte: Infomoney