Companhia leva seguro de Responsabilidade Civil à Hospitalar 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, a Seguros Unimed participa da Hospitalar 2017. Principal evento das Américas na área da saúde, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para atender o setor da saúde, além das cooperativas, a seguradora terá estande na feira para apresentar seu portfólio de produtos, com foco principal no Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Com o crescimento da judicialização, a tendência dos serviços é fortalecer a governança clínica e as boas práticas de segurança do paciente. O produto se diferencia pela abordagem preventiva e pela assessoria técnica, além de cobrir custos com defesa e indenizações.

“A contratação de um seguro de responsabilidade civil revela uma atenção crescente do setor aos aspectos de governança e compliance para gerir os riscos de forma adequada e assegurar cobertura para aqueles não mitigáveis. Mesmo com uma operação recente, iniciada em 2014, já contamos com mais de 15 mil segurados e 325 instituições parceiras, contemplando cooperativas, associações, clínicas, entre outras”, disse o diretor-presidente, Dr. Helton Freitas.

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional é oferecido em três modalidades:

RCP Individual – Destinado a médicos, dentistas e outros profissionais. Diagnósticos, procedimentos e receituários são algumas das situações que podem acarretar a responsabilização do profissional da saúde.

 RCP Instituições – Modelo desenvolvido para hospitais, clínicas médicas e odontológicas, consultórios, laboratórios, operadoras de saúde e instituições similares. Proteção para eventuais erros ou omissões dos profissionais da saúde que atuam nas dependências da instituição.

RCP Coletivo – A versão coletiva é também para médicos, dentistas e outros profissionais da saúde e é um seguro contratado por uma Associação, Cooperativa ou outra Entidade, com o objetivo de conceder a cobertura aos profissionais da saúde a ligados a ela.

Os três tipos de contratação têm um rol diferenciado de coberturas básicas, que incluem custos de defesa; indenizações devidas por condenações judiciais; acordos judiciais ou extrajudiciais; reembolso de despesas emergenciais realizadas pelo segurado para evitar ou amenizar danos a terceiros.

O produto ainda contempla a orientação para prevenção e eliminação de riscos nas apólices individuais e de instituições; consultoria médica e jurídica; suporte no atendimento aos riscos de segurança; capacitação em gestão integrada de risco; implantação de governança segundo a metodologia Diagnosis Related Groups (DRG) e participação nas reuniões de comitês de riscos hospitalares.

Além de expositora, a companhia também é patrocinadora do Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), que ocorrerá paralelamente à feira, nos dias 17 e 18 de maio.

Neste ano, o CISS abordará o tema “Segurança do paciente — a nova fronteira de qualidade dos sistemas e dos serviços de saúde”. A Seguros Unimed terá espaço para apresentação no congresso, que também contará com experiências de países convidados, como Canadá e Holanda.

Fonte: Revista Apólice