Porto lança centro que apoia tribunais e seguradoras na análise de acidentes

Investigadores do Porto criaram um centro para analisar as causas e as falhas de acidentes que envolvem transportes, pessoas, máquinas e estruturas, de forma a tornar a peritagem mais eficiente, apoiando o trabalho dos tribunais e das seguradoras.

Os serviços do Cenperca – Centro Pericial de Acidentes, passam por reconstituir colisões e investigar acidentes, bem como analisar materiais, a mecânica de fratura e a fadiga, disse à Lusa o engenheiro do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (Inegi), uma das instituições fundadoras, Pedro Pereira.

“Os acidentes são inesperados, indesejáveis, provocam danos ou prejuízos” e, devido a isso, “a identificação das suas principais causas e do inter-relacionamento entre elas é a melhor forma de contribuir para a sua prevenção”, explicou o investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), outra das entidades envolvidas na criação do centro, Mário Vaz.

O Cenperca surgiu assim para “responder às crescentes solicitações” por parte de tribunais, seguradoras, empresas e cidadãos, para investigar diversos tipos de acidentes envolvendo danos materiais e pessoais.

Desenvolvido através de uma parceria entre a FEUP e o Inegi, o centro tem a finalidade de estudar, “de forma expedita e estruturada”, os casos relacionados com acidentes nas mais diversas circunstâncias e, simultaneamente, consolidar a experiência neste domínio, no ensino da Engenharia.

Segundo indicam os responsáveis, este centro pericial já realizou mais de 100 relatórios periciais que incidiram não só sobre acidentes de viação (atropelamentos, colisões e mecânica automóvel, por exemplo) mas também sobre acidentes industriais e de trabalho.

Com a criação do Cenperca, indicam os investigadores, foi possível congregar as diversas competências das universidades para uma atividade que, embora necessária, “se deseja pouco solicitada”.

Neste momento, o centro colabora com mais de 25 tribunais, seguradoras e empresas, tendo crescido com a devido à participação de instituições públicas relacionadas com a investigação de acidentes, tais como a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público.

O CENPERCA coopera ainda com o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, na investigação de acidentes com aeronaves, e com a Universidade do Minho, para a inspeção e análise de componentes automóveis.

É apoiado pelo Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep), pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo serviço de Traumatologia e Ortopedia do Hospital de São João.

“Os sucessos já alcançados” com este projeto “permitem antever futuras colaborações com outros centros” como os serviços que previnem investigam acidentes aeronáuticos, ferroviários ou marítimos, concluiu Mário Vaz.

Fonte: Diário de Notícias – Lisboa