CNseg é aceita como capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade

A CNseg, por meio de suas Comissões Temáticas de Administração e Finanças (CAF) e de Assuntos Fiscais (CAFIS), é agora, oficialmente, credenciada junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como Capacitadora de seu Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG 12 R2), quando refere-se ao mercado segurador, os profissionais que sejam responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas reguladas pela Susep precisam obter, anualmente, 40 pontos em educação profissional continuada para renovar o registro profissional. Com o credenciamento, os profissionais que participarem das reuniões da CAF e da CAFIS, poderão garantir até 20 pontos anuais.

Aprovado pelo Conselho da CRC-RJ na reunião de abril, após o processo de cumprimento de todas as exigências, o status de Capacitadora da CNseg tem validade até 31 de dezembro de 2018.

De acordo com o presidente da CAF, Laenio Pereira dos Santos, esse era um pleito antigo das Comissões, reiterado diversas vezes ao longo de 2016 e estando, inclusive, previsto na NBC, que define que podem ser capacitadoras as federações, sindicatos e associações da classe contábil e empresariais. E, além de pontuarem nas reuniões das duas comissões, lembrou Laênio, os profissionais também poderão pontuar por meio de eventuais cursos, fóruns e workshops promovidos pela CNseg sobre os temas correlatos.

Já o presidente da CAFIS, Antonio Carlos Nogueira Pedrosa, considera que, com essa possibilidade de pontuação, o quórum nas reuniões tende a crescer, beneficiando os profissionais, que precisarão contar como menos cursos pagos para pontuarem, e as próprias comissões, que passarão a contar com um número maior de profissionais, ampliando a capacidade de produção dos colegiados.

Manifestando-se em nome da CNseg, o superintendente-executivo técnico da Confederação, Alexandre Leal, afirmou que esse credenciamento da Confederação como capacitadora evidencia o reconhecimento da qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões de Administração e Finanças e de Assuntos Fiscais da CNseg.

Fonte: CNseg