Seguradoras japonesas oferecem cobertura para conteúdo viral negativo

As seguradoras gerais japonesas, como a Sompo Japan Nipponkoa Insurance Inc., a Mitsui Sumitomo Insurance Co. Ltd. e a Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co. Ltd. estão oferecendo cobertura para empresas por potenciais perdas causadas por conteúdo viral negativo na Internet, segundo o jornal japonês Mainichi.

As perdas custam às empresas cerca de 3 milhões de ienes japoneses (US $ 27.330) por mês e uma média de três meses para lidar com conteúdo viral negativo. A consultoria de risco Eltes Co. Ltd. disse que a quantidade de conteúdo online gerando respostas negativas contra as empresas aumentou de 102, em 2010, para 1.002, em 2015.

Nos últimos anos, houve casos em que as empresas foram forçadas a lidar com críticas na internet depois que fotos de objetos estranhos contidos em produtos alimentícios e funcionários de restaurantes realizando brincadeiras anti-higiênicas, como mentir sobre pãezinhos de hambúrguer.

Uma vez que o conteúdo se torna viral na internet e gera críticas online, as empresas precisam responder – investigando a causa, evitando a propagação dos posts problemáticos e publicando anúncios para se desculpar pelo incidente, entre outras medidas. Alguns casos demoraram em média três meses para sair da mídia e custaram cerca de 3 milhões de ienes por mês.

A Sompo Japan Nipponkoa Insurance Inc. introduziu este março passado um produto para cobrir o custo de lidar com casos de conteúdo viral negativo. Quando as informações desfavoráveis ​​enviadas de dentro ou de fora de uma empresa se espalham on-line ou podem ser virais, a Sompo Japan Nipponkoa paga à empresa até 10 milhões de ienes para compensar a perda.

Os prêmios de seguro para o plano são estabelecidos entre 500 mil ienes e 1 milhão de ienes por ano, dependendo do tamanho do tomador do seguro. Com a ajuda de suas empresas do grupo, a companhia de seguros monitorará atividades online e julgará se o conteúdo foi viral individualmente comparando-o com exemplos anteriores.

A Mitsui Sumitomo Insurance Co. começou a oferecer sessões de estudo de gerenciamento de risco em abril de 2014, incluindo o que fazer quando os conteúdos virais geram respostas negativas, para outras empresas através da consultoria de risco do grupo.

Executivos seniores e trabalhadores em suas empresas clientes são ensinados sobre o processo em que um post on-line vai viral de forma negativa, bem como regras sobre o uso de mídias sociais. Mitsui Sumitomo Insurance também oferece planos que cobrem o custo de lidar com conteúdo viral negativo.

Enquanto isso, a Tokyo Marine & Nichido Fire Insurance Co. vem oferecendo apólices de seguro para empresas financeiras desde julho de 2015, no caso de seus clientes em agricultura e pescas sofrer rumores prejudiciais. Quando a companhia de seguros detecta palavras-chave específicas online em um certo número de vezes, ele paga dinheiro de alívio de 100.000 ienes por cliente.

A maioria das empresas atualmente não tem contramedidas contra conteúdos negativos em linha viral e estão atrasadas ​​na preparação para riscos crescentes. As companhias de seguros estão vendo isso como uma oportunidade para oferecer seu know-how em gerenciamento de risco.

Fonte: Revista Apólice