Rádio CNseg: resseguradoras exercem papel fundamental na proteção da economia e da sociedade contra catástrofes naturais

No quadro “Fala Presidente”, Marcio Coriolano destaca a geração de emprego no mercado de seguros

O setor de seguros sempre está atento ao meio ambiente. As mudanças climáticas e os eventos naturais também integram o dia a dia do mercado ressegurador, além de impactarem economias e, principalmente, este setor.

A Rádio CNseg ouviu o diretor geral de finanças e operações da Terra Brasis Resseguros, Rodrigo Botti, que abordou o tema no quadro “Entrevista Especial”, que irá ao ar nesta segunda-feira (1). “Os eventos naturais no Brasil impactam cada vez mais a nossa economia e a sociedade.

Não temos desastres usuais naturais, como terremotos e furacões, mas o país, na parte sul, tem uma exposição grande a seca, a inundação e a vendaval. Os efeitos são cada vez maiores”, explica Botti.

O executivo destaca as ações do mercado de seguros e resseguros na construção de uma base sólida de dados estatísticos dos eventos naturais no Brasil: “Não é um trabalho fácil. Temos uma série de agentes do mercado como as seguradoras e resseguradoras e a própria CNseg, além de todas as entidades de classe trabalhando nisso, universidades e Defesa Civil. ”

Botti informa que o setor de seguros está empenhado no desenvolvimento de novas tecnologias para responder com resiliência aos desastres naturais: “Várias seguradoras locais brasileiras já começaram, há algum tempo, a se internacionalizar.

Nossos vizinhos, diferentemente do Brasil, têm uma exposição catastrófica muito alta e por isso eles são grandes compradores de resseguros. ”

Em celebração ao Dia do Trabalhador, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, destaca no quadro “Fala Presidente”, que irá ao ar na segunda-feira, as características e diferentes oportunidades do mercado de trabalho no setor de seguros.

Coriolano explica que o segmento abrange uma longa cadeia, com diferentes perfis de profissionais, e segue fortalecido apesar da recessão. “O mercado segurador tem mostrado uma resistência bastante grande à crise, o que quer dizer que, mesmo em períodos recessivos como o que estamos vivendo, é um mercado que ainda protege seus trabalhadores. ”

Na terça-feira (2), a primeira entrevista da série “Seguro de Garantia Estendida” ressaltará os cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um produto em lojas online.

No programa “Conheça os Seguros Gerias”, a coordenadora da Comissão Técnica de Seguro de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Andreia Morais, orienta o ouvinte sobre os direitos do consumidor no e-commerce: “Existe um direto de arrependimento do consumidor, que pode, em até sete dias, desfazer tanto a compra do produto quanto a do seguro de garantia estendida.”

No quadro “Qual é a Dúvida”, também veiculado na terça-feira, a gerente de Regulação de Saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio, orienta a ouvinte e indica precauções importantes que devem ser tomadas antes da aplicação das vacinas contra a gripe e a febre amarela.

As seguradoras estão se especializando cada vez mais nas análises individuais dos riscos, permitindo que pessoas com vários estilos de vida possam contratar um seguro. No programa “Entenda os Seguros de Pessoas” desta quarta-feira (3), o superintendente de marketing da Mongeral Aegon, Leonardo Lourenço, explica os benefícios dos seguros para doenças graves, suas coberturas e os riscos que não podem ser cobertos.

No mesmo dia, o quadro “Inovação e Sustentabilidade” aborda sobre o novo mercado de seguros para drones e sobre como as empresas se preparam para as novas tecnologias seguráveis.

Na quinta-feira (4), o “Por Dentro da Saúde Suplementar” apresenta entrevista com o médico ortopedista José Luiz Gouveia sobre a importância da segunda opinião médica. No mesmo dia, irá ao ar o “Momento Jurídico”, com o diretor da CNseg, Luiz Tavares, que alerta sobre a atuação dos seguros piratas e o impacto negativo que desencadeiam na sociedade e no mercado de seguros regulamentado.

Na sexta-feira, o quadro “Minuto da Capitalização” traz entrevista com o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Carlos Alberto Correa, que falará sobre as regras de comunicação entre as empresas de capitalização e seus clientes.

No mesmo dia, o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto fala do papel do pedestre e sua contribuição para um trânsito mais seguro.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: Revista Cobertura