China promete mais rigor na fiscalização de seguradoras

O regulador de seguros da China disse no domingo que aumentará sua supervisão das companhias de seguros para garantir que elas respeitem controles de risco mais apertados e ameaçou investigar executivos que ignoram as regras destinadas a erradicar a tomada de risco.

A China Insurance Regulatory Commission disse em um comunicado em seu site que tinha informado às empresas para fortalecer controles em 10 áreas, incluindo o risco de liquidez e gestão de capital, e implementar 39 medidas para acabar com investimentos de risco e comportamento.

Não especificou quais são esses 39 requisitos.

A declaração é outra mostra de resolução por Pequim em seus mais recentes esforços para enfrentar o risco no sistema financeiro na segunda maior economia do mundo. Na quinta-feira, o regulador convocou as seguradoras para reforçar a supervisão da atividade de investimento e corrigir desordem do mercado.

Algumas seguradoras têm tido participações significativas em empresas cotadas nos últimos anos, muitas vezes financiadas pela emissão de alto rendimento, curto prazo de seguro de vida universal e outros produtos de investimento.

A China se tornou o terceiro maior mercado de seguros em 2015, com o crescimento dos prêmios nos últimos cinco anos, de acordo com a Comissão Reguladora de Seguros da China.

Com uma taxa de crescimento anual de 13.4 pontos percentuais, os prêmios de seguros cresceram de cerca de 197,9 milhões de Yuan em 2010 para 2.4 trilhões de Yuan em 2015, mostrou a Comissão.

Com a expansão do Mercado de seguros na segunda maior economia do mundo, o total de ativos de toda a indústria chinesa mais do que dobrou dos 5 trilhões de Yuan em 2010 para 12 trilhões de Yuan em 2015.

Especialistas atribuem a performance do mercado à economia crescente da China e a melhora dos padrões de vida.

Por trás de um mercado efervescente, companhias de seguro experimentam anos fartos no país.
Os lucros em todo o setor de seguros totalizaram 282,4 bilhões de Yuan em 2015, comparado a apenas 83,7 bilhões de Yuan em 2010, quando a China era apenas o sexto mercado segurador no mundo.
Em 2015, a China contribuiu com 26% do crescimento global do setor de seguros.

Fonte: Revista Apólice I Reuters