Jovens no trânsito, perigo constante: Será?

Você já sabe o que vai fazer nesse feriadão? Muita gente está se preparando para colocar o pé na estrada e viajar. E com mais veículos circulando nas rodovias, aumentam as chances de acidentes de trânsito. Nesse cenário em que todos precisam ter a atenção redobrada, os jovens são os que mais se acidentam. Para se ter uma ideia, só em 2015 a Seguradora Líder-DPVAT, que administra o Seguro DPVAT, registrou que 51% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT foram para pessoas de 18 a 34 anos.

O resultado para acidentes com motocicletas também chama a atenção. No mesmo ano, o Seguro DPVAT indenizou 230 mil pessoas com idade entre 18 a 34 anos vítimas de acidentes envolvendo motos. Mas essa não é uma situação que ocorre só no Brasil. Também em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu foco a esse fato. Segundo um estudo da ONU, as maiores vítimas de acidentes de trânsito são jovens com idade entre 15 e 29 anos. Uma estatística muito triste, né?

Como diminuir os riscos?

Sabemos que imprevistos acontecem, mas algumas atitudes podem contribuir para reduzir as chances de se envolver em um acidente no trânsito, especialmente nas estradas. Separamos algumas dicas pra você. Confere só!

– Os pequenos ajustes de vistoria no veículo antes de sair são muito importantes e contribuem para a segurança. Uma boa pedida é acertar os espelhos do carro antes da viagem, diminuindo os pontos cegos.

– E  quanto ao cansaço? Para manter a atenção no volante é recomendável ter uma boa noite de sono.

– Por incrível que pareça, muita gente ainda se esquece de usar os equipamentos de segurança. Cinto pra quem vai de carro ou ônibus e capacete, luvas e roupas apropriadas, se for de moto. Fechado?

– Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. O ideal é respeitar o limite de velocidade da via e evitar fazer ultrapassagens quando a visão do trecho estiver comprometida.

Gostou das sugestões? Então compartilhe com os seus amigos, principalmente com os mais novos. Ah! Não se esqueça de contar pra gente como foi a viagem. Até a próxima!

 Fonte: viver Seguro no Trânsito