Número de óbitos no trânsito desta Páscoa é o menor dos últimos seis anos

Número de óbitos no trânsito desta Páscoa é o menor dos últimos seis anos.

A Páscoa deste ano registrou a menor média de óbitos por dia de feriado desde o início da Operação Viagem Segura. Três pessoas morreram a cada dia entre a última quinta-feira e o domingo. Em 2012 e em 2013 a média foi de 3,8, e em 2014, de 3,4. Houve um pico em 2015, com 5,5 óbitos por dia. Em 2016, a média retornou a 3,8. Nos quatro dias deste feriadão ocorreram 206 acidentes, que resultaram em 12 mortes. Além disso, 195 pessoas ficaram feridas nas ruas e estradas gaúchas.

Um dos feriados que mais preocupam as autoridades de trânsito, a Páscoa teve reforço na fiscalização nos quatro dias de maior movimentação.  Foram abordados 3.870 condutores para realização de testes de etilômetro, sendo registradas 73 infrações por alcoolemia e 143 por recusa ao teste. Além disso, 32 condutores incorreram em crime, totalizando 105 autuados por testes. A ação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar e do Comando Rodoviário da BM permitiu retirar das ruas 248 condutores alcoolizados, potenciais causadores de acidentes.

A 71ª edição da Operação, que teve início à zero hora de quinta-feira (13) e se estendeu até a meia-noite de domingo (16) registrou 11.458 infrações de trânsito, recolheu 741 veículos a depósito e reteve 273 carteiras de habilitação irregulares. Foram fiscalizados, em todo o Estado, 33.607 veículos no período.

Megablitz e ação educativa na rodoviária

A já tradicional Megablitz na saída do feriadão abordou em Porto Alegre 191 condutores, resultando no registro de 54 infrações e na retirada das vias de 20 condutores alcoolizados. Essa ação soma os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à fiscalização da Viagem Segura. Além disso, servidores do Detran/RS, PRF, ANTT, Sest Senat, empresas do programa Transportadora da Vida e EPTC, acompanhados de integrantes do Comitê Municipal da Balada Segura de Porto Alegre, realizam ação educativa na estação rodoviária da Capital, alertando para a importância da utilização do cinto de segurança também nos ônibus.

Sobre a Viagem Segura

A Operação Viagem Segura, que completou cinco anos de atividades no último feriado de 15 de novembro, tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais, Daer, ANTT, Cetran/RS, EGR, Famurs, Setcergs, Fecam e Metroplan e Lions Club.

Nas 71 edições já realizadas até o momento, mais de 4,8 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 795,6 mil infrações, o recolhimento de mais de 76,8 mil veículos e 20,7 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 157,5 mil testes de etilômetro, que registraram 14,3 mil infrações por alcoolemia, além das 1.242 autuações por recusa.

As próximas duas edições da Viagem Segura ocorrem em sequência nos próximos finais de semana: Tiradentes, de 20 a 23, e Dia do Trabalho, de 28 a 01 de maio inclusive.

Fonte e Foto: Arte DetranRS