Famílias das vítimas de Lamego com indenizações em risco

Explosões em fábrica de pirotecnia em Lamego fizeram 8 vítimas.

As famílias das oito vítimas das explosões numa fábrica de pirotecnia em Lamego, ainda não têm a certeza de que vão receber compensações, depois do trágico acidente.

O jornal Correio da Manhã (CM) apurou que há três contratos de seguro que podem ser acionados, designadamente, o seguro de responsabilidade civil, o seguro multirrisco e o seguro de acidentes de trabalho.

Neste momento, as Seguradoras contratadas pela Egas Sequeira Pirotecnia estão a avaliar as “condições particulares” e as “condições especiais” das apólices, para concluir que tipo de riscos estão seguros, conforme sublinha o CM.

O presidente do conselho diretivo da Câmara Nacional dos Peritos Reguladores (CNPR), Correia de Almeida, destaca no jornal que “uma forma rápida de compensar os familiares das vítimas da tragédia de Aviões era a existência de um fundo de catástrofes (tal como existe em Espanha) que Portugal não tem”. Assim, as famílias ficam à mercê da avaliação das seguradoras.

Buscas terminaram com suspeitas de oito mortos: Entretanto, as buscas pelos restos mortais das vítimas das explosões foram encerradas, após terem sido encontrados mais vestígios biológicos que podem apontar para a confirmação de oito mortos.

Até ao momento, foram confirmadas apenas seis mortes, havendo duas pessoas dadas como desaparecidas.

O Comandante Operacional Distrital de Viseu, Miguel David, explicou aos jornalistas que foram encontrados mais vestígios biológicos, mas que apenas a perícia legal confirmará se pertencem aos dois desaparecidos.

Miguel David também adiantou que os meios da Proteção Civil vão ser retirados do local, finalizando-se assim o período de buscas, ficando a zona a ser guardada pela GNR, para evitar a destruição de alguns vestígios que ainda restem.

Este foi o maior incidente registado em fábricas de pirotecnia em Portugal. Vinte e três pessoas morreram nos últimos 12 anos no país, em acidentes neste tipo de indústria.

Fonte: ZAP I LUSA