Brasil é o 8° país mais perigoso para transporte de cargas

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil possui mais de 70 mil empresas de transporte. Elas são responsáveis pela movimentação de alimentos e produtos para o abastecimento de mercadorias aos consumidores, comércios e indústrias.

Em todo o território nacional, as movimentações de cargas devem ter um seguro para evitar prejuízos. Eles servem para casos de roubos e acidentes, sendo obrigatório o seguro de responsabilidade civil. É o que explica Flademir Lausino de Almeida, sócio diretor da AT&M Tecnologia.

Averbação de cargas: Averbação significa coletar todas essas informações; checar para saber se os dados da carga estão coerentes com a apólice do seguro do cliente e transmitir essa informação para a seguradora. Tudo é registrado de forma online, todas as informações ficam armazenadas no sistema por mais de um ano.

A transportadora emite o documento de Conhecimento de transporte e isso fica registrado no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria em relação aos impostos.

Para que a carga fique devidamente coberta pelo seguro, o segurado disponibiliza informações do conhecimento de transporte para o sistema da AT&M.

A plataforma checa o tipo de carga e se está compatível com tipo de seguro; em relação ao trajeto da carga, distância e valores.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 61% de toda a carga transportada no Brasil utiliza o sistema modal rodoviário; 21% passam por ferrovias, 14% pelas hidrovias, terminais portuários fluviais, marítimos e apenas 4% por via aérea.

É obrigatório o seguro de responsabilidade civil em todos os transportes de carga em território nacional, para evitar prejuízos em casos de roubos e acidentes.

Esse processo de registrar a movimentação, análise e verificação da mercadoria é conhecido como “averbação eletrônica”, ou seja, toda carga precisa estar assegurada. “Por isso, é importante que todos os segmentos de transporte realizem a averbação eletrônica de suas mercadorias transportadas, alerta Flademir Lausino.

Fonte: Revista Apólice