Tema da Semana Mundial de Segurança no Trânsito será gestão da velocidade

Com o slogan Salve vidas, reduza a velocidade (Save livesSlowDown), a Semana Mundial de Segurança no Trânsito adotará este ano o tema gestão da velocidade. Por Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a semana é celebrada no período de 8 a 14 de maio, com o objetivo de aumentar a consciência global sobre os acidentes de trânsito, centrando-se em temas específicos.

Neste ano, o tema escolhido é especialmente oportuno para o Brasil e para a Região das Américas, uma vez que a velocidade inapropriada é um dos principais fatores de risco para lesões e mortes no trânsito, contribuindo para mais da metade dos acidentes fatais em países de baixa e média renda. Está também alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente às metas 3.6 e 11.2, que referem-se a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020 e a garantia de acesso a sistemas de transporte seguros para todos.

Além de chamar a atenção para o problema, a 4ª Semana de Segurança no Trânsito também busca promover soluções para a gestão da velocidade, dirigida a instâncias normativas e executivas, além de obter dos gestores e demais encarregados das políticas de segurança viária o compromisso de buscar soluções.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere a realização de atividades como caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, campanhas em mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas chamando atenção sobre o tema. Outra atividade sugerida – que ocorrerá em algumas cidades – são intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas, com apoio das autoridades locais.

Materiais

A OMS e seus escritórios regionais desenvolveram junto a seus parceiros o site  www.unroadsafetyweek.org onde é possível encontrar material audiovisual para divulgação. São textos informativos, infográficos, ideias, experiências, soluções e demandas para instâncias normativas e decisórias.  No site da OMS também é possível acessar conteúdo em português como o manual Gestão da Velocidade, o folder que resume estes conteúdos e um guia da OMS para os organizadores de eventos com ideias e dicas sobre a Semana.

O site da semana traz, ainda, um espaço para registrar online as atividades que ocorrerão em todo o mundo. As ações planejadas para Semana Mundial estarão georreferenciadas em um mapa do Google para serem visualizadas em conjunto.  No site é possível, ainda, baixar os cartazes em português para as pessoas postarem fotos escrevendo porque ou por quem reduziriam a velocidade.

Como participar:

– Coloque em seu portal o link e a logo para a Semana.

– Use SlowDown para postar imagens e mensagens.

– Anuncie a semana em todas as ocasiões pertinentes.

Fonte: Detran RS – Foto: OMS