Prémio de seguro a partir de agosto

O mercado segurador passa a ter, a partir de 5 de agosto próximo, um prémio nacional com periodicidade anual, que visa fomentar a atividade seguradora nos diversos setores, anunciou o diretor adjunto da Academia de Seguros e Fundos de Pensões.

 

Júlio Matias disse que as regras para a participação no concurso vão ser divulgadas em maio próximo, mas adiantou que passam a estar habilitados ao prémio os técnicos de seguros, corretor de seguros e jornalistas que tratam de matérias relacionadas com a atividade seguradora.

 

A Academia de Seguros e Fundos de Pensões é uma instituição de ensino profissional de direito angolano que tem como objeto social a formação de técnicos para o mercado de seguros e fundos de pensões e visa fomentar a cultura dos dois produtos a nível nacional.

 

Angola é o quarto maior mercado de seguros na região da África Subsaariana, com prémios a totalizarem 0,8 por cento do Produto Interno Bruto, revelou o ministro das Finanças, Archer Mangueira, no final do ano passado.

 

Com dez companhias, nomeadamente a AAA, Nossa, Mundial, Global, GA, Garantia, Universal, Bic Seguros, Confiança e Bonws, o mercado de seguros em Angola é considerado dos mais caros do Mundo e a atividade é regulada, entre outros instrumentos jurídicos, pela Lei Geral da Atividade Seguradora (Lei n.º 1/00 de 3 de fevereiro).

 

Fonte: Jornal de Angola