CAPITALIZANDO: Alexandre Vilardi explica as vantagens da Modalidade Tradicional de Capitalização

O entrevistado desse mês da coluna CAPITALIZANDO da FENACAP é Alexandre Vilardi, Diretor da FenaCap e Vice-Presidente Corporativo Icatu Capitalização. Na entrevista ele explica como funciona a modalidade Tradicional e suas vantagens para o consumidor.

1- Qual a modalidade da Capitalização mais procurada? A capitalização é comercializada em três modalidades: Tradicional, Popular e Incentivo. A Tradicional é o carro-chefe do setor e responde por cerca de 87% do mercado, atualmente. Foi a primeira a ser lançada e tem uma grande aceitação. Isso explica essa expressiva participação.

É uma solução para que o consumidor faça uma reserva e concorra a prêmios, e se destina, particularmente, para aqueles que não têm disciplina para juntar dinheiro. O setor evoluiu muito, se sofisticou e, dentro da própria modalidade Tradicional, foi criada a solução para garantia locatícia, que substitui o fiador nas transações de aluguel comercial e residencial, um segmento que vem crescendo bastante.

2- Como funciona a modalidade Tradicional e quais as suas vantagens? O título de capitalização Tradicional pode ser adquirido por meio de pagamentos mensais ou único. Dos valores pagos, parte vai para a cota de sorteio; parte para cobertura dos custos comerciais dos produtos e, parte, para a constituição da reserva financeira do cliente.

O produto é feito sob medida para quem não tem disciplina para guardar dinheiro, pois possui um período de carência para a retirada de recursos, em geral, de 12 meses, e só é possível resgatar 100% do valor economizado, atualizado pela TR, ao fim do prazo de vigência. Estes dois mecanismos, aliados ao atrativo dos sorteios, é que ajudam os consumidores a formar uma reserva.

De todo modo, querendo, obviamente o cliente pode resgatar seu dinheiro ao térmico do período de carência. Isso não é vantajoso, pois receberá menos do que depositou até aquele momento (segundo uma tabela previamente conhecida).

Além disso, o TC Tradicional é simples de contratar e acessível – tem tíquete médio em torno dos R$ 28. Os sorteios funcionam como um estímulo para que os clientes mantenham suas economias guardadas e resistam aos apelos do consumo imediato e pouco consciente.

3- O consumidor precisa saber antes de adquirir um título de capitalização? Que um título de capitalização não é investimento, não oferece rentabilidade, possui carência, e se destina a quem deseja formar reserva de longo prazo. Caso precise do dinheiro em curto espaço de tempo ou queira retorno sobre os valores guardados, o consumidor deve buscar outra alternativa. Capitalização é para quem quer guardar dinheiro de maneira programada e concorrer a prêmios.

Fonte: CNseg