Segurança do motociclista é tema de grupo coordenado pelo Detran/RS

O grupo de trabalho (GT) instituído pelo Detran/RS para propor medidas de segurança aos motociclistas iniciou seus trabalhos na quarta-feira, 29, em reunião na sede da Autarquia. Com experiências positivas em grupos de trabalho voltados aos ciclistas e aos transportadores, o Detran/RS acredita que novo esforço interinstitucional, desta vez centrado neste público, poderá trazer resultados práticos para a redução dos acidentes.

O diretor-geral da instituição, Ildo Mário Szinvelski, presidiu os trabalhos e destacou que “o GT terá o envolvimento de técnicos de diversas áreas do Detran/RS – como formação de condutores e educação para o trânsito.” Informou, ainda, que “o grupo terá reuniões mensais, inicialmente para analisar a conjuntura que cerca a realidade do motociclista, para então traçar um diagnóstico que guie o grupo na proposição de ações práticas”.

A coordenadora da Assessoria Técnica do Detran/RS, Rosane Crivella, apresentou uma análise estatística prévia para situar o grupo em relação à acidentalidade envolvendo este modal. “Em 2016, motociclistas e respectivos caronas representaram 25,2% das vítimas fatais”. Sublinhou também que 57% das vítimas fatais envolvendo este modal (50,5% homens e 6,5% mulheres) tinham entre 18 e 34 anos. A apresentação completa encontra-se no rodapé da matéria.

Valter Ferreira, presidente do Sindicato dos Motociclistas (Sindimoto), pediu socorro para a categoria, “diante da situação em que os motociclistas são, muitas vezes, vitimados em acidentes graves que levam a óbito e outras sequelas”. Lembrou ainda da pressão que os motofretistas frequentemente sofrem do empregador e também de quem solicita entregas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Telesserviços e Entrega Rápida (Setser/RS), Everson Rambor, salientou que a maioria dos serviços de motofrete é realizada na informalidade, o que se reflete na capacitação dos motociclistas. “Daí a importância da fiscalização das empresas”, concluiu.

Além do Detran/RS, coordenador dos trabalhos, e do Sindimoto e Setser/RS, a reunião contou com a presença de representantes da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra/4ª Região), Brigada Militar e seu Comando Rodoviário, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Fonte: Detran/RS – Foto: Eduardo Manica – ACS Detran/RS