Corretor ajuda a reforçar a boa-fé do contrato de Seguros

A discussão jurídica em torno dos seguros também interessa aos corretores, por isso é importante que eles também estejam atentos às questões jurídicas sobre o assunto.

Para a presidente da AIDA, Ana Rita Petraroli, a presença do Corretor de Seguros no mercado segurador é fundamental. “É o Corretor que traduz a complexidade dos produtos existentes e orienta os segurados conforme suas necessidades”, disse ela.

Além disso, Ana Rita, destacou que a presença do Corretor de Seguros na ocorrência do sinistro é fundamental, pois ele é quem vai estar ao lado do segurador orientando na documentação necessária para ser apresentada junto à seguradora.

“Isso é fundamental quanto mais o Corretor ajudar nessa ponte é bom também para a seguradora que vai receber um processo de sinistro completo”, reafirmou.

Já a corretora Geórgia Suassuna, da Rosas Corretora de Seguros do Rio grande do Norte, participou do congresso porque tem interesse na parte científica da discussão: “buscamos essa coerência com atuação de maneira isenta entre segurado e segurador valorizando o produto do seguro.

Na nossa atuação, principalmente com as seguradoras, isso se reflete para o segurado de maneira positiva porque conseguimos trazer para nossa carteira essa visão do que se pratica e como se faz”.

Ana Rita destacou ainda que a fala do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, na abertura do XI Congresso de Direito de Seguro e Previdência reforçou a questão da boa-fé dos contratos de seguros mostrando que há um mito que precisa ser reformado: “o número de sinistros negados e que não deveriam ser negados é pequeno, mas a judicialização que existe hoje faz com que muitos sinistros sejam comunicados somente em juízo e isso gera um prejuízo enorme porque tira da seguradora o direito e dever de fazer a análise”.

Para ela, é aí que a presença do Corretor se mostra importante porque quando ele participa dessa relação dificilmente ele vai ficar fora do sinistro e ajuda a criar uma rede de confiança.

Presente no congresso, a corretora Adriana Messias, da Adriana Messias Corretora de Seguros, disse que acha importante estar presente nos eventos da AIDA “Se tivermos conhecimento de fundamentos jurídicos podemos ter mais segurança no atendimento”, diz ela.

Para a presidente da AIDA as alterações tecnológicas e modificações na venda do seguro não vão alterar a importância do Corretor. “São novos tempos e todos nós teremos de nos adaptar: Corretores, poder judiciário, segurador. É o começo de uma nova era”, finalizou.

Fonte: CQCS