Canal seguro: em novo programa, presidente da CNseg explica o que é o seguro e a origem do conceito de mutualismo

Na estreia do ´Papo Seguro`, Marcio Coriolano conta como se formaram os primeiros fundos mútuos de comerciantes para proteger as caravelas contra infortúnios.

O “CNseg – o canal seguro” exibe nesta segunda-feira a estreia da coluna “Papo Seguro”. No programa, o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, conversa com os espectadores sobre questões relativas ao mundo do seguro. A proposta do novo quadro, que será atualizado quinzenalmente, é esclarecer temas de interesse do público e da sociedade.

No programa inaugural, Coriolano explica, didaticamente, o que é o seguro e como surgiram os primeiros fundos mútuos, formados por comerciantes que utilizavam caravelas para fazer transações com outras regiões do mundo. “Imagine quando um raio atingia uma caravela. Imagine quantas tormentas as caravelas não passavam. Normalmente uma delas, pelo menos, soçobrava, e aquele proprietário das caravelas deixava de contar com aquele comércio e, muitas vezes, ia à falência”, conta.

“Os donos das caravelas então perceberam que, se todos eles se unissem em torno de um objetivo comum, de ter um fundo mútuo que os protegesse de um infortúnio desses, todo mundo ganhava: aqueles que tiveram as caravelas que soçobravam, porque todos eles pagavam; e aqueles que não tiveram infortúnio nenhum, porque se protegiam da mesma coisa no futuro”, finaliza.

CNseg – o canal seguro: Inaugurado no dia 15 de março e veiculado no YouTube, o “CNseg – o canal seguro” é a mais nova iniciativa da CNseg dentro do Programa de Educação em Seguros, que visa ampliar e aprofundar o relacionamento do setor segurador com os consumidores e a sociedade em geral.

O canal tem a missão de esclarecer a população acerca dos produtos e serviços oferecidos pelo setor de seguros, com uma programação com entrevistas, debates, colunas de especialistas e até uma série, que será lançada em abril. A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, foi a primeira entrevistada especial do canal.

“Tudo que queremos com o Programa de Educação em Seguros é esclarecer de verdade o consumidor, dar informação, conhecimento. O consumidor só pode escolher quando tem educação, no sentido cidadão do termo, que é o de ter conhecimento suficiente para tomar melhores decisões”, diz Marcio Coriolano.

Fonte: Revista Cobertura