Arte comemora um ano de combate ao roubo de veículos

A Secretaria de Segurança Pública marcou a passagem de um ano da Operação Desmanche e da ação das suas forças-tarefas integradas com a abertura de uma exposição de arte. O evento ocorreu na SSP nesta terça-feira, 28, com a presença de representantes de todas as instituições parceiras.

As fotos do soldado da Brigada Militar, Rodrigo Ziebell e da estagiária da assessoria de Comunicação da SSP, Thanise Melo, retrataram os aspectos humanos da Operação e a grandiosidade do recolhimento e fundição de duas toneladas e meia de sucata – o que levou ao nome da exposição, Hefesto, deus grego da forja e fundição de metais. Também estavam em exposição obras trabalhadas em sucata por artistas internos do sistema prisional do Estado.

“Estamos colaborando para combater a violência dos roubos e furtos de veículos oferecendo à população peças usadas com garantia de origem e nota fiscal eletrônica em nossos 281 Centros de Desmanche de Veículos homologados. Em nosso site, é possível encontrar quatro milhões e duzentas mil peças catalogadas”, explicou o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Szinvelski.

O secretário Cezar Schirmer destacou a importância da arte, tanto para divulgar a Operação Desmanche quanto, no caso das esculturas de sucata, para mostrar a sensibilidade como caminho para a futura ressocialização dos presos. A escola de arte da cadeia de Porto Alegre confeccionou também os cavaletes utilizados na exposição. Schirmer destacou ainda a integração entre as instituições como o melhor caminho no combate à criminalidade.

Clique para acessar o portal – Consultas de peças usadas:

Diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski e os fotógrafos Thanise Melo e Rodrigo Ziebell – Foto: Eunice Gruman_DetranRS