Economistas analisam melhores desempenhos das seguradoras

Considerado termômetro para o mercado de seguros do Brasil, o Prêmio Segurador Brasil 2017 acontece na próxima quinta-feira, 30, em São Paulo.

Desta vez, com a análise da equipe de economistas da Silcon Estudos Econômicos, com base no Rio de Janeiro, e responsável pela prestação de serviços na área de estudos e planejamento econômico-financeiro, estratégico e tático-operacional de empresas de diversos setores.

O Prêmio Segurador Brasil em sua 14ª Edição continua com o propósito de classificar as empresas do segmento de seguros nas Categorias “Melhor Desempenho” (conglomerados de médio e grande porte, respectivamente com faturamento abaixo e acima de R$ 2,5 bilhões), “Liderança de Mercado” e “Maior Crescimento de Vendas”.

Os estudos, num comparativo entre os períodos de 2015 e 2016, foram encaminhados aos presidentes e principais dirigentes das seguradoras das empresas classificadas, reforçando o sinônimo de credibilidade e transparência da premiação.

Na 14ª Edição da premiação, com a elaboração das análises e estudos sob a responsabilidade da Silcon Estudos Econômicos, o Prêmio Segurador Brasil adotou uma metodologia diferente dos anos anteriores para seleção das melhores empresas do mercado em mais de 30 ramos de atividades, além dos resultados constituídos por Seguros globais, Capitalização, Previdência Privada e Resseguros.

“Os avanços e a rápida modernização do setor convergindo para o mercado internacional exigem critérios mais severos, capazes de identificar os destaques do mercado: as empresas que se sobressaem pela qualidade da gestão e estratégia, que se refletem nos seus resultados.

Por princípio, foram eliminadas da análise as empresas que apresentaram regime de run off, aquelas que iniciaram seus negócios em 2016 ou apresentaram atividade eventual”, informa o economista Claudio Contador, Ph.D, responsável pela Silcon Estudos Econômicos.

Ele acrescenta: “O aspecto importante é que a análise estatística utilizou os dados completos do ano de 2016, o que permitiu uma comparação mais acurada e atualizada dos avanços e mudanças no mercado”.

Toda a análise que norteou a seleção das empresas – e que indicou as empresas como vencedoras – foi fundamentada nas estatísticas disponíveis no site da Susep (SES), em 8 de fevereiro de 2017, de acesso público.

A metodologia adotou diversos critérios, que expressam diferentes aspectos dos resultados das empresas.

A análise/melhor desempenho se baseou em três indicadores parciais, refletindo as mudanças no dinamismo, no posicionamento no mercado e na qualidade da gestão do risco: dinamismo medido pelo crescimento dos prêmios de 2016 em relação a 2015, comparado com o crescimento médio do mercado; posicionamento no mercado, pela mudança do market share da seguradora no ramo; gestão de risco do seguro, medido pela variação da sinistralidade, em relação à média do ramo examinado.

Em Capitalização foi utilizado também o indicador pagamento de sorteios e resgates, medido pela variação da taxa de sorteio em relação à média do grupo.

Em Previdência Privada, entre outros, a gestão dos pagamentos de previdência medidos pela variação dos pagamentos de aposentadoria e resgates, em relação à média do grupo de empresas. Em Resseguros, a análise levou em conta o Patrimônio Líquido acima e abaixo de R$ 500 milhões, com resultados no período até novembro no ano passado.

Fonte: Editora Brasil Notícias