Novos modelos de moto mostram avanço no futuro da mobilidade

Motos que se equilibram sozinhas, voam e são pilotadas por robô. Cena de filme? Que nada! Hoje as motocicletas também estão se modernizando, mostrando que o futuro da mobilidade não está ligado apenas aos carros.

Na CES 2017, maior feira de tecnologia do mundo, a Honda apresentou o Riding Assist Motorcycle, um novo conceito de motos que se equilibram sozinhas, evitando quedas, inclusive em velocidades mais baixas. O veículo também conta com um assento que dá liberdade completa de movimento para o condutor em todas as direções, seguindo o balanço natural do corpo.

Como se não bastasse o equilíbrio próprio no modelo da Honda, a empresa russa Hoversurf fez testes com a Scorpion 3, uma moto que é capaz de voar. O modelo é dirigido a partir de dois controles remotos, mas ainda tem pouca mobilidade. Na apresentação, o veículo chegou a sair do chão com um motociclista, andando de um lugar para o outro. Para quem gosta de videogame, pilotar a “moto voadora” será uma experiência e tanto!

Mas se engana quem pensa que o céu, ou no caso, o voo, é o limite para as novas tecnologias. A Yamaha criou o Motobot, um robô que é capaz de dirigir motos. A invenção, que mais lembra o nome de desenho japonês, foi revelada no Salão de Tóquio do ano passado, e poderá rodar a velocidades acima de 200 km/h em circuito, garante a empresa.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito – Motobot, novo conceito da Yamaha – Foto Divulgação