Vamos melhorar a rotina no trânsito?

Passar muito tempo no trânsito durante os caminhos diários de casa, trabalho ou escola tem se tornado cada vez mais comum na rotina de motoristas das grandes cidades. E o que poderia ser um período tranquilo na direção, muitas vezes se torna desgastante, e, pior, aumentam as chances de conflitos com outros motoristas ou pedestres. Mas sempre é possível tornar o trânsito um local com menos estresse. Por isso, separamos algumas dicas que deixarão sua rotina mais leve.

– Já notou como o número de automóveis aumentou nos últimos anos? Ok, não precisa ser especialista para observar isso. Segundo o portal de notícias G1, em 2014, existia um carro a cada 4,4 habitantes no Brasil. Imagina como a pressa pode tornar difícil a convivência entre todos esses veículos no trânsito? Planejar o trajeto com antecedência ajuda a ganhar tempo e aí não custa nada oferecer passagem para quem estiver atrasado, né? Sem contar que boas ações são sempre retribuídas.

– A qualquer momento, algum evento inesperado pode acontecer. Se precisar resolver a questão com outro motorista, o ideal é evitar desentendimentos, manter a calma e procurar uma forma de conversar em outra hora.

– A paciência é sempre bem-vinda nas vias. É recomendável ter calma com idosos, condutores com pouca experiência e pessoas com necessidades especiais. Essa prática contribui para tornar a rua um lugar mais acessível e tranquilo para todos!

– Evitar estacionar em cima da faixa de pedestres ou bloquear cruzamentos também ajuda a manter a harmonia no trânsito.

– Mas não são só os motoristas que podem ter boas atitudes. Os pedestres também podem colaborar. Usar as passarelas, respeitar o sinal vermelho e atravessar a rua na faixa são atitudes que demonstram respeito com todos e evitam dores de cabeça.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito