Mulheres na América Latina caminhando seguras rumo ao futuro

A mulher na América Latina tem melhorado nas últimas décadas sua posição de liderança, acesso a uma maior educação e trabalho em condições iguais às dos homens. Por mais que existam muitos desafios a vencer e caminhos a percorrer, os indicadores de igualdade de gênero comprovam isso.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu último estudo sobre tendências da mulher no trabalho confirma que a participação feminina na força de trabalho na América Latina e Caribe passou de 44,5% em 1995 para 52,5% em 2015. Por sua vez, a consultoria de estratégia McKinsey destaca o papel da mulher em posições estratégicas nas empresas. Concluiu que as empresas na América Latina que contam com ao menos uma mulher em seu comitê executivo alcançaram melhores resultados que àquelas compostas apenas por homens, com uma melhor rentabilidade financeira e operacional. Da mesma forma, demonstrou que a presença feminina permite às equipes de gestão uma boa combinação de habilidades de liderança para a saúde organizacional.

“Temos notado claramente um aumento da participação das mulheres em postos executivos nas empresas que analisamos na região para fazer o seguro de altos executivos (D&O). Isso ocorre desde posições de gerência até diretoria e creio que a presença de mulheres nas organizações na região seguirá aumentando”, comenta Leandro Martínez, vice-presidente de Linhas Financeiras da Chubb na América Latina.

Da mesma forma, a Chubb é uma companhia que promove internamente a diversidade como um de seus principais valores, fomentando a contratação e desenvolvimento de mulheres em todos os níveis de cargos. Judith Hernández, vice-presidente da América Central e Caribe para a Chubb América Latina destaca: “A Chubb gera oportunidades de desenvolvimento e crescimento para todos que demonstrem capacidade e compromisso. Na Chubb há cada vez mais mulheres em postos diretivos, porque para a companhia não é questão de gênero, mas sim de ser competente e atingir os resultados. A mulher que tem êxito é aquela que se concentra nas possibilidades e não nas limitações, e na Chubb quando você dá o melhor de si essa oportunidade chega”.

Na Chubb aproveitamos esta ocasião para enviar uma saudação muito especial a todas as mulheres da América Latina, no contexto do Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Segs Seguros