Mensagem do Presidente

guacir-bueno-2

Foto: Presidente Guacir Bueno

Fim de ano é, geralmente, tempo para balanços e projeções para o novo ano que se avizinha. Para o Mercado Segurador, 2016 ofereceu diversos desafios e nos aproximou ainda mais das pessoas que nos são mais importantes: os Segurados.

O forte temporal que atingiu Porto Alegre no final de janeiro foi ao mesmo tempo um desafio e uma prova da solidez do Mercado de Seguros do Estado. Foram mais de R$ 20 milhões em indenizações, com diversas Seguradoras tendo montado exclusivos plantões para melhor atender seus clientes nas necessidades advindas daquele evento.

Outro grande desafio que encontramos foi a crescente criminalidade em Porto Alegre e Região Metropolitana, que fez com que a capital figurasse durante todo o ano entre as dez cidades com maior número de roubos e furtos de veículos. Infelizmente, não podemos conter a escalada da violência, mas estamos presentes no momento de fragilidade que se segue para dar suporte a quem passa por uma situação de vítima das ações de bandidos.

A partir de agosto, a Lei dos Desmanches resultou em muitos negócios clandestinos fechados, com milhares de peças apreendidas e destruídas, e algumas pessoas presas inclusive, o que trouxe impacto nos números dos meses seguintes. No entanto, embora estas ações tenham resultado num recuo dos roubos e furtos, acreditamos que os números ainda se encontram em patamares muito elevados e preocupantes.

O ano de 2016 também foi bastante complicado em relação a economia e para 2017 as previsões não são tão otimistas. Mas nossa visão é de que temos bastante espaço para crescimento, e com muito trabalho e perseverança todas as metas serão alcançadas e superadas.

A chegada do seguro popular deve ajudar muito na popularização do seguro junto as pessoas que antes não tinham condições de contratação de uma apólice, o que irá contribuir sobremaneira para o crescimento do mercado como um todo.

Acreditamos que a prevenção é o melhor remédio para a grande maioria dos problemas. Por isso, seguiremos alertando e educando a população para que tome todas as medidas de segurança.

Encerramos o ano com uma certeza: estamos cada vez mais ao lado dos gaúchos para garantir tranquilidade e oferecer o suporte que se fizer necessário em todos os momentos. Que venham os desafios de 2017!
Feliz Ano Novo a todos.