Operação Desmanche atinge a marca de mil toneladas de peças encaminhadas para destruição

A 14ª edição da Operação Desmanche representa um marco para a força-tarefa (FT) coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Com a ação efetuada hoje (06), mais de mil toneladas de peças automotivas irregulares já foram encaminhadas para a trituração.

Durante a fiscalização, ocorrida em Porto Alegre, um estabelecimento foi fechado e um homem foi preso, por crime ambiental. Ele foi autuado de acordo com o Art. 56 da Lei de Crimes Ambientais e responderá pela utilização ou abandono de produto ou substância tóxica/perigosa.

Para o secretário Wantuir Jacini, as mil toneladas simbolizam a efetividade da nova legislação e da FT. “Já atuamos em seis municípios, abrangendo capital, Região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos. A quantidade de material apreendido e a frequente identificação de veículos e peças oriundos dos crimes de roubo e furto nos deixam a certeza de que estamos no caminho certo”, garante.

A Operação Desmanche já fechou 25 estabelecimentos e prendeu 20 pessoas, em ações ocorridas em Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Canoas.  O balanço oficial da pesagem das peças leva cerca de 48 horas, em virtude dos trabalhos de carregamento, transporte e aferição do material apreendido.

Consulta a peças

O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.

Também é possível consultar, no site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas a relação de empresas credenciadas ao Estado. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município.

Texto: Claiton Silva/SSP, com informações de Detran/RS Foto: Divulgação/SSP