Veja 5 motivos pelos quais os carros autônomos poderão dominar o mercado

A cada dia que passa estamos mais perto de vivermos em um mundo onde a tarefa de dirigir um veículo estará extinta. Em algumas décadas, poderemos viver rodeados de carros autônomos pilotados automaticamente. A lista abaixo mostra alguns motivos pelos quais os carros autônomos irão dominar o mercado.

Aumento da produtividade

De acordo com o professor de economia da Kennesaw State University, Luc Noiset, os “driverless cars” poderão ser usados até como escritórios móveis, já que não precisam ser conduzidos. Eles também irão contribuir para a diminuição do trânsito e para a redução dos acidentes.

Novos empregos

É bem verdade que alguns empregos, tais como de motoristas e profissionais de vallet, serão extintos. No entanto, novas funções serão criadas para a manutenção dos componentes que controlam os carros de forma computadorizada.

Seguro automotivo terá que se reinventar

As empresas que vendem pacotes de seguro para o caso de acidentes deverão passar por mudanças radicais caso queiram permanecer no mercado. Com carros mais seguros, a necessidade de ter um seguro contra acidentes é reduzida e muitos ex-motoristas podem abrir mão desse luxo. Além disso, algumas empresas fabricantes dos veículos, como a Volvo, já afirmaram que irão se responsabilizar por qualquer falha nos carros.

Extinção dos estacionamentos

É bem verdade que os estacionamentos ainda serão usados. No entanto, táxis e veículos destinados ao transporte público não precisarão estacionar por algumas horas, como acontece atualmente, para garantir o descanso do motorista. Esses veículos estarão sempre em movimento, o que irá permitir que alguns espaços antes destinados à estacionamentos possam dar lugar à casas e empresas.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros