Você sabe quantas seguradoras o setor possui atualmente?

Dados da CNSeg indicam que as provisões técnicas do mercado de seguros praticamente dobraram de tamanho em apenas cinco anos. Segundo a entidade, no último trimestre do ano passado, o valor provisionado já havia ultrapassado o patamar de R$ 653 bilhões.

Esse valor é 95,8% maior que o registrado no final de 2010, o que é apontado por lideranças do setor como um claro indicativo do avanço consistente do setor de seguros no contexto da economia brasileira.

Ainda de acordo com a CNSeg, no mesmo período, os ativos da indústria do seguro avançaram 75,1%. No final de 2015, a soma dos ativos atingiu a marca de R$ 852,3 bilhões.

A CNseg destaca ainda o fato de a inflação acumulada nesses cinco anos ter sido de  30,3%, o que significa que o mercado de seguros teve um forte incremento real tanto dos seus ativos quanto das provisões feitas para o cumprimento das obrigações assumidas pelas empresas do setor.

A entidade informou ainda que, no final do ano passado, o mercado empregava 124 mil pessoas e contava com aproximadamente 94 mil corretores de seguros registrados, entre pessoas físicas ou jurídicas.

O setor conta, atualmente, com 116 seguradoras; 128 resseguradoras, sendo 16 “locais”; 1.173 operadoras de saúde suplementar; 23 entidades de previdência aberta; e 17 sociedades de capitalização.

Fonte: CQCS