Saiba o que os Corretores e seguradores projetam para 2016

 

 

O mercado está dividido a respeito das perspectivas acerca do primeiro semestre de 2016. É o que aponta pesquisa realizada pela Fenacor, segundo a qual, enquanto 69% dos seguradores entrevistados esperam, ao menos, manter a rentabilidade nos níveis atuais, 55% dos sócios de corretoras de seguros temem uma piora do quadro e outros 5% um cenário “muito pior”.

Um dado impressionante da pesquisa é que nenhum entrevistado, seja segurador ou corretor, projetou um cenário “melhor” ou “muito melhor” para os seus primeiros meses de 2016.

E mais: praticamente a metade dos seguradores (47%) e outros 55% dos corretores de seguros já trabalham com a hipótese de queda do faturamento de janeiro a junho do próximo ano.

O pessimismo é ainda maior quando se trata do comportamento da economia brasileira nos próximos seis meses. Para 60% dos seguradores, o quadro ficará ainda “pior”, enquanto outros 16% temem, inclusive, um cenário “muito pior”. No caso dos corretores de seguros, esses percentuais chegaram a 60% e 5%, respectivamente.

Paradoxalmente, o índice de confiança do setor de seguros (ICSS), calculado com base nessa pesquisa, subiu de 64,7% para 69,7% entre outubro e novembro, o que representa um avanço expressivo de cinco pontos percentuais.

Houve também crescimento dos índices de confianças dos seguradores (de 65% para 71,6%) e dos corretores (de 66,2% para 68,3%).

Fonte: CQCS