Gerente-geral da FenaSaúde analisa em livro panorama da Saúde Suplementar

O gerente-geral da FenaSaúde, Sandro Leal Alves, acaba de lançar o livro “Fundamentos, Regulação e Desafios da Saúde Suplementar no Brasil”, que traz informações sobre o funcionamento do setor de Saúde Suplementar, sua dimensão socioeconômica e os aspectos da regulação, além de abordar questões técnicas do funcionamento do segmento Brasil, com foco nos aspectos econômicos da regulação e em seus desafios demográficos e epidemiológicos.

O livro ainda analisa aspectos como a concentração, a verticalização, a chamada inflação médica (evolução da despesa assistencial per capita), além das alternativas para se reduzir a tendência crescente dos custos da saúde frente à capacidade de pagamento da sociedade. O autor sugere o fortalecimento do uso da Análise de Impacto Regulatório (AIR) como ferramenta prévia à edição de normas, para que se evite, ou sejam reduzidas, as chamadas falhas de regulação.

O autor resume possíveis soluções para correção de imperfeições: É fundamental investir na transparência de custos e preços, aliada ao empoderamento dos consumidores, incluindo a implementação da Análise de Impacto Regulatório, uma reforma dos modelos de pagamentos e a criação de novos produtos. Os interessados podem adquirir a publicação no endereço: www.funenseg.org.br/livros

Fonte: FenaSaúde