Centro de Pesquisa debateu avaliação de provisões

 

O 1º Seminário de Pesquisa em Riscos e Seguro, atividade inaugural do recém-criado Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola, e do Centro de Pesquisa Aplicada em Risco (Cepar), da UERJ, aconteceu na última quinta-feira, 12 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), e teve como tema “Modelos de Avaliação de Provisões”. Com o sucesso de público – o encontro reuniu mais de 110 participantes -, os organizadores planejam promover o evento também em São Paulo (SP), em 2015.

Foram realizadas duas palestras, seguidas por debate. A primeira coube a César Neves, professor do Instituto de Matemática (IME) da UERJ, que fez uma avaliação das provisões e dos planos de benefícios sob os princípios da solvência moderna. O Modelo Padrão de Cálculo do Capital Adicional Baseado no Risco de Subscrição de Seguro de Vida Individual e Previdência é utilizado para calcular as provisões, levando em consideração fatores como riscos de mortalidade e longevidade.

A segunda palestra ficou a cargo de Luciene Souza, professora da PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que apresentou uma comparação do método tradicional do triângulo run-off, no qual os dados dos sinistros são agrupados de acordo com o período de análise, e o modelo de microdados, que apresenta uma análise individual de cada dado, apresentando uma espécie de “ciclo de vida” detalhado do sinistro em questão.

A comparação foi aplicada aos sinistros do seguro obrigatório DPVAT, para exemplificar a previsão de quantidade IBNR (Incurred But Not Reported), ou seja, a provisão necessária para o pagamento de indenizações dos sinistros já ocorridos e não informados à seguradora. A conclusão da pesquisa foi de que a análise com microdados oferece maior detalhamento.

Os debates após as palestras foram mediados por Eduardo Fraga, também professor do Instituto de Matemática (IME) da UERJ, e pelo diretor do CPES, Claudio Contador.

Linhas Financeiras. Em São Paulo (SP), a Escola promoveu o seminário “Financial Lines – Riscos e Seguros para Instituições Financeiras”, no 13 de novembro. Durante o evento, foram apresentados os diversos riscos inerentes a instituições financeiras e os produtos de seguros disponíveis no mercado nacional e internacional para mitigá-los. Os especialistas detalharam as opções que cobrem perdas financeiras causadas por responsabilidades incorridas e fraudes, questões trabalhistas, fusões e aquisições e crimes cibernéticos

Fonte: Escola Nacional de Seguros