Pessimismo permanece, aponta ICSS

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, subiu para 86,3 em maio. Contudo, o resultado foi fortemente influenciado pelo ICER – Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras, que apresentou ligeira melhora, após ter sido exageradamente pessimista em abril.
O dado mais relevante foi que, em maio, o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) continuou em queda, agora pelo 4º mês seguido. Nesse último mês, o fator mais atingido foi a expectativa com o faturamento futuro das empresas – que agora tende para a estabilidade, quando antes a expectativa era de otimismo. Esse é o menor valor registrado nesse indicador.
Essa foi a quarta avaliação divulgada desde o lançamento do ICSS, que é obtido a partir da combinação de três indicadores: o ICGC – Índice de Confiança das Grandes Corretoras; o ICES e o ICER.
Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, os percentuais apurados em maio continuam sinalizando uma preocupação crescente das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e, naturalmente, com as possíveis consequências nos seus negócios.
Veja, abaixo, os indicadores:
AVALIAÇÃO. A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação à opinião média de cada um dos setores analisados.

a) Crescimento da Economia Brasileira

b) Rentabilidade do seu setor

c) Faturamento do seu setor

4) Sobre o ICSS
– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.
– Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.
Fonte: Fenacor