Estudo fará mapeamento do microsseguro na América Latina e no Caribe

World Map of Microinsurance Programme terá apoio da Federación Interamericana de Empresas de Seguros (Fides)
O presidente da empresa de consultoria MicroInsurance Centre LLC, Michael J. McCord, participou, na manhã desta sexta-feira (16/05), de uma reunião com a superintendente de Relações com o Mercado da CNseg, Maria Elena Bidino, o analista técnico da Surem Pedro Henrique Fernandes Pinheiro, e o executivo Rodolfo Francisco Ern, membro da Comissão de Microsseguros e de Seguros Populares da CNseg.
Ele veio obter informações sobre os seguros voltados para a população de baixa renda, por estar à frente de um estudo que planeja catalogar os microssseguros oferecidos no Brasil, na América Latina e no Caribe, com apoio da Fides.
Jaclyn Berfond, executiva da OGN Women’s World Banking, também participou do encontro. Sua instituição, que trabalha para viabilizar acesso a produtos financeiros e seguros projetados especificamente para atender às necessidades das mulheres, é parceira da MicroInsurance Centre LLC. Ela iniciou tratativas para promover, em parceria com a CNseg, um estudo sobre seguros específicos para mulheres pobres.
Jaclyn disse que sua ONG está preparada para, a partir dos dados obtidos no mercados brasileiro, avaliar os produtos e indicar aperfeiçoamentos para tornar o segmento de mulheres pobres um nicho efetivamente promissor para as seguradoras. Já McCord destacou que a mulher cumpre um papel central na manutenção das famílias, sendo importante, em consequência, haver coberturas para protegê-la e o interesse em estimular mais produtos apropriados para elas.
McCord também visitou o presidente da CNseg e da Fides, Marco Antonio Rossi. Na oportunidade, o especialista anunciou seu plano de realizar uma pesquisa com membros da Fides para traçar o mapa de evolução do microsseguro na região e pediu apoio de Rossi para engajar as associações de seguros regionais, tendo em vista que o resultado do levantamento será de interesse de todo o mercado latino.
Para a realização da pesquisa World Map of Microinsurance Programme, as seguradoras vão receber um questionário que, entre outros tópicos, solicitará detalhes de cada produto de microsseguro oferecido, de sua linha de seguros massificados e, no caso de negativas, os motivos de não atuarem em produtos para baixa renda e a sua percepção desse mercado.
Segundo ele, o estudo oferecerá um grande raio-x dos produtos disponíveis de microsseguros, avaliando não só criticamente as coberturas, mas também seus canais de distribuição, plano de negócios, cases bem-sucedidos e as principais tendências para os próximos anos.
O sumário executivo da pesquisa World Map of Microinsurance Programme será apresentado durante a 10ª Conferência Internacional de Microsseguros na Cidade do México, em novembro próximo. O informe final será enviado para as empresas participantes em 2015.
Fonte: CNseg