Mulheres conquistam espaço estratégico no setor de seguros

A atuação feminina nas seguradoras não está mais restrita as funções administrativas. Entre as mudanças mais importantes observadas nos últimos anos está a contratação delas para cargos comerciais, que demandam o contato direto com corretores e metas de expansão. Um exemplo do espaço conquistado por elas pode ser observado na Previsul Seguradora. Para potencializar os resultados de vendas, entre agosto e dezembro do ano passado, a companhia promoveu uma ação direcionada aos gestores que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Distrito Federal. O gerente de sucursal e o consultor comercial com os melhores resultados em relação a meta no período seriam contemplados com uma viagem para Miami. “Em 2013, pela primeira vez na história da companhia, duas mulheres ocuparam o primeiro lugar por apresentar os melhores resultados entre todas as sucursais. Acredito que o prêmio delas não é apenas a viagem para Miami, mas também a confirmação de que o setor tem espaço para todos”, comenta Andreia Araújo, Superintendente da Previsul Seguradora.

Previsul incentiva gestores de vários estados

Com experiência de 24 anos no setor, a gerente da sucursal de Minas Gerais da Previsul Seguradora, Edi Amorim, foi uma das ganhadoras e acompanhou importantes transformações na estrutura deste mercado. “Antigamente as mulheres estavam apenas em funções internas e dificilmente eram vistas em atividades externas, mas agora isso mudou. Há algumas semanas participei de um evento e pude observar com orgulho que em minha mesa, das cinco pessoas presentes, quatro eram mulheres que atuam em cargos estratégicos nas empresas de seguros”, destaca Edi. E o desempenho das mineiras realmente tem superado as expectativas. A outra contemplada com uma viagem para Miami é a consultora comercial, Daniele Alvim, que trabalha com Edi em Belo Horizonte. Com uma trajetória pouco convencional, a consultora trocou, há 19 anos, o curso de Ciências Biológicas por Administração ao iniciar um estágio em uma seguradora e se apaixonar pelo setor. “Trabalhar nesta área é minha vocação e acredito que a realização do meu sonho de conhecer Miami se tornou concreta pelo resultado da superação diária de desafios. É uma conquista ainda maior porque eu realmente gosto do que faço”, destaca Daniele. As vésperas de completar 108 anos de atuação no segmento, a Previsul Seguradora está com um quadro de funcionários composto por 66% de mulheres e 34% de homens. “Há 15 anos começamos a observar que elas estavam conquistando um espaço importante na companhia. Temos mulheres em cargos de diretoria, superintendência e gerência, uma realidade natural para a Previsul”, avalia Andreia Araújo. (Previsul Seguradora)