Mercado segurador da América Latina segue em crescimento

A Fundacion Mapfre divulgou estudo sobre o mercado segurador na América Latina, apontando que em 2012 houve uma alta de 17,4% na arrecadação de prêmios na região, chegando a 122 bilhões de euros, sendo 51 bilhões de euros no ramo vida e 71 bilhões em seguros gerais. Os únicos países que não apresentaram crescimento no período foram Guatemala e Porto Rico, apesar de este último manter a liderança em prêmio per capita, com 2,1 mil euros por habitante. Já o Brasil, continua como líder em volume de prêmios, com 59,7% de market share, mas possui uma média de 350 euros em prêmio per capita. Segundo o estudo, em 2012 a penetração de seguros no PIB brasileiro foi de 4%, superado pelo Chile (4,2%) e Porto Rico (15,3%). Concentrado, o mercado segurador brasileiro conta com 116 companhias, sendo que os cinco primeiros grupos dominam 65% das vendas e os dez primeiros, 82%. A Bradesco é a líder, com market share de 20,4% em 2012. No Uruguai, entretanto, a concentração é ainda maior, com apenas 14 seguradoras, sendo que as cinco maiores detém 90%. Já a Argentina tem a menor taxa de concentração de vendas, com as cinco maiores detendo apenas 35% das vendas. O estudo também traz dados do primeiro semestre de 2013, uma vez que alguns países tem ano fiscal que se encerra em junho, como a Argentina. Nesse período, as vendas atingiram 66 bilhões de euros, com avanço de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O estudo ainda detalha movimentos econômicos, regulamentações relevantes e estratégias das seguradoras como fusões, aquisições e parcerias e pode ser acessado pelo link: www.fundacionmapfre.org/fundacion/es_es/images/mercado-asegurador-lationamericano-2012-2013_tcm164-45912.pdf. (CNSeg)