Uso de tecnologia móvel gera novos desafios

O estudo ‘Seguradora Valiosa’ (The Valued Insurer, em inglês) da KPMG Internacional, recém-divulgado, constata que, hoje, as seguradoras mais rentáveis no mercado têm como foco principal o cliente. Mas, por outro lado, o crescente uso da tecnologia móvel diminui o contato pessoal e dificulta conhecê-lo. O trabalho mostra como as seguradoras do mundo estão prosperando em meio à instabilidade econômica. Líder da área de seguros da KPMG no Brasil, Luciene Magalhães conta que o objetivo deve ser sempre oferecer os melhores serviços ao consumidor. Para ela, foco, eficiência, agilidade e confiança são pontos que destacam uma seguradora entre as concorrentes. Criar valor à marca também é uma maneira de prosperar em momentos incertos em um ambiente pós-crise e de baixo movimento no mercado, aponta a especialista. Segundo o relatório da KPMG, as seguradoras que se destacam traçaram estratégia de longo prazo, com uma cultura de eficiência operacional contínua, estabelecendo escalas, modelos de baixo custo e investimentos em sistemas e processos. Dessa forma, é possível agradar consumidores, reguladores e investidores. Mas o crescente uso da tecnologia móvel diminuirá o  contato direto com os clientes , tornando-se mais difícil conhecê-los. Será crucial que as seguradoras aproveitem dados segmentados e que utilizem análises para atender as necessidades do público. Além disso, com a concorrência mais intensa, as seguradoras terão que desenvolver propostas personalizadas para reforçar o atendimento maximizando seu valor. (Revista Cobertura)