Palestra sobre Cobertura de Tumultos atrai o público

Foi concorrida a palestra realizada ontem, 13/08, na sede do Sindseg-RS, em Porto Alegre, sobre Cobertura de Tumultos, abordada pelo vice-presidente do Sindsegrs e Dir. da Marítima Seguros Alberto Muller. O público participou ativamente durante a exposição, buscando tirar dúvidas sobre as manifestações que mobilizaram o país no último mês de junho, com depredações a órgãos públicos e privados e suas consequentes perdas patrimoniais. Ele apresentou inicialmente os conceitos de tumulto, greves e lock-out, riscos que possuem cobertura para empresas e condomínios. Para os riscos residenciais, automóvel e vida, via de regra, a cobertura de tumultos não está disponível para contratação. A cobertura garante a indenização por perdas e danos materiais exclusivamente causados aos bens segurados por atos predatórios ocorridos durante tumultos, greves ou lock-out. Os riscos excluídos são roubo, furto, inclusive saque ou qualquer forma de subtração de bens do local segurado. Também são riscos excluídos atos de sabotagem, perda de posse dos bens segurados, decorrentes da ocupação do local segurado, perda de mercado e desvalorização dos objetos segurados e quaisquer danos não materiais, como perda do ponto, lucros cessantes, perda de mercado e desvalorização dos objetos segurados. Alberto Muller informou ainda que é em torno de 12%, o percentual  das apólices empresariais que possuem garantia de tumultos, ainda assim com capitais inexpressivos.