Mercado de seguros deverá crescer 15% em 2013

Entre as apostas da federação para o setor expandir este ano estão o seguro habitacional e o seguro de automóvel, dois produtos com grande potencial de crescimento, uma vez que apenas 10% das residências brasileiras e 30% dos automóveis no País possuem seguro (apontam estimativas). “No residencial, terá que ser feito através de ampla divulgação da proteção oferecida pelo seguro a preços acessíveis. No automóvel, apostamos no seguro popular”, disse o executivo no boletim. Este último produto, inclusive, pode sair do papel ainda em 2013, já que no início do próximo semestre as seguradoras devem se reunir para aderirem oficialmente ao seguro popular de auto. O seguro popular é uma alternativa para aqueles que não têm renda suficiente para comprar o produto tradicional, ou mesmo para aqueles que querem gastar menos no seguro do auto. O projeto é para que exista mais flexibilidade na contratação com escolha diferenciada de coberturas, permitindo inclusive, a utilização de peças já usadas, mas que possuam aprovação legal do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e estão em condições de reutilização. Além disso, o valor pago pelo prêmio (parcela mensal paga para a seguradora) será cerca de 30% mais barato que na modalidade tradicional. (Revista Apólice)