Susep anuncia atualização de norma contábil para mercado

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ter atualizado a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial e dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Há semanas, a Susep estabeleceu novas regras para a contituição das provisões técnicas e promoveu complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado.

Além de alinhar o Plano de Contas das sociedades supervisionadas às novas regras publicadas, o novo normativo dá continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), propiciando uma evidenciação ainda mais fiel quanto à realidade econômica das transações das companhias reguladas. No Brasil, o CPC é o responsável pela edição e atualização dos Pronunciamentos Técnicos, que sempre levam em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).

Nesse sentido, uma das mudanças trazidas pelo novo plano de contas ocorreu em relação à prestação de contas entre seguradores e resseguradores. As novas medidas visam a otimizar a troca de informações, tornando a operação mais transparente, e contribuindo para melhorias nas ferramentas de supervisão por parte da Susep.

Fonte: Portal Viver Seguro