Previdência aberta: três empresas têm 77% das reservas

Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) indicam que apenas três empresas geraram o equivalente a mais de 77% das reservas globais do setor de previdência aberta em 2012. De acordo com a entidade, a Bradesco manteve a liderança desse segmento, com uma fatia de 33,41% do total das reservas, seguida pela Itaú (24,07%) e BrasilPrev (19,96%). A FenaPrevi informou ainda que o volume de aportes cresceu 31,54% entre 2011 e 2012. Esse foi o, maior percentual de crescimento dos últimos nove anos. O sistema fechou o ano com 11,8 milhões de participantes, o correspondente a 6% da população brasileira. Desse total, 95 mil pessoas já usufruem os benefícios (aposentadoria, pecúlio, pensão, renda por invalidez e renda a menores). O mercado de previdência complementar aberta fechou 2012 com arrecadação de R$ 70,4 bilhões. A carteira de investimentos do sistema alcançou o patamar de R$ 338,5 bilhões no mês de dezembro, alta de 25,81% na comparação com os R$ 269,1 bilhões registrados no mesmo mês do ano passado. “Tivemos um ano espetacular, com forte expansão do sistema, o que demostra o reconhecimento da previdência como instrumento de poupança de longo prazo para os brasileiros”, diz Osvaldo Nascimento, presidente da FenaPrevi. (CQCS)