Mercado de seguros brasileiro cresce 3% acima do PIB

A participação do setor de seguros no PIB está próximo a 5,7% e, conforme o superintendente da área de regulação da CNseg, Alexandre Leal, o setor ganha um ponto percentual por ano desde 2007. Segundo ele, historicamente, o mercado de seguros brasileiro tem crescido cerca de 3%, em média, acima do PIB. “Em 25 anos, o mercado dobrará a participação em relação ao PIB. É um dado bastante interessante e um desafio enorme”, diz, ao lembrar que nos últimos dez anos, 2012 foi o ano de melhor desempenho. A CNseg mantém a expectativa de encerrar o ano de 2012 com R$ 255,7 bilhões de arrecadação, considerando todos os segmentos do mercado, um aumento de 19,5% em comparação com o resultado de 2011. “O crescimento superou as nossas expectativas iniciais”, assinala Leal. A projeção da entidade é a de que o segmento de capitalização feche o ano com arrecadação de R$ 16,5 bilhões em capitalização; previdência complementar aberta com R$ 11,1 bilhões; vida, incluindo VGBL, com R$ 78,2 bilhões; saúde suplementar, R$ 101,4 bilhões, e seguros gerais com R$ 48,4 bilhões. Dessa forma, a distribuição por segmento em porcentagem é saúde, com 40% dos prêmios; seguros de pessoas, 35%; seguros gerais, 19%, e capitalização, 6%. Em seguros gerais, o destaque é o seguro de auto, que representa R$ 20,2 bilhões, responsável por 51% do desempenho do setor; seguido do patrimonial com R$ 8,2 bilhões, o seguro DPVAT com R$ 3,1 bilhões e transportes com R$ 2,1 bilhões. “Esperamos fechar o ano com quase R$ 150 bilhões de retorno para a sociedade”, destaca. (Revista Cobertura)