Consumidores recorrem menos à Susep

As reclamações do público contra as mais variadas apólices de seguros caíram gradativamente mês a mês ao longo do primeiro semestre do ano, apontam as estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep). As queixas saíram de 2.332 em janeiro para acomodarem-se em 1.433 em junho, queda 38,6%. No acumulado do ano, período em que a atividade de seguros desagradou a 11.132 consumidores de seguros em todo o País, as reclamações diminuíram 11,2% frente as 12.537 contabilizadas nos seis meses iniciais de 2011. Ainda no acumulado na primeira metade do ano, os dados mostram que o seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat) é o que mais leva os consumidores a recorrerem à Susep, respondendo por 44,7% (4.978) do total de atendimentos. Ainda assim, esta demanda foi 30,4% menor que a registrada de janeiro a junho do ano passado, com 7.153 casos, 57,1% do total. Excluído o Dpvat das contas, o quadro de reclamações declinantes se inverte. Ao invés da queda de 11,2%, os dados apontam aumento de queixas de 14,3%. O número pula de 5.384, em junho de 2011, para 6.154 queixas, um ano depois. O seguro de automóvel veio na liderança das reclamações, desconsiderado o Dpvat. Contra o ramo, a Susep atendeu a 3.127 consumidores, 28,1% do total do segmento de seguros. No primeiro semestre do ano passado, foram menos descontentes: 2.273, 18,1% do total. Observa-se que ao contrário do Dpvat, as queixas contra o seguro de veículos no período subiram e bastante: 37,6%. Outro segmento que chamou a atenção foi o do seguro residencial, cujas reclamações mais do que dobraram, saltando de 102 para 206. Alta de 102%. Na carteira de seguros de vida, entre os períodos comparados, as estatísticas indicam que não houve mudança no humor dos consumidores, que reportaram 1.643 queixas no primeiro semestre deste ano (14,8% do total), contra 1.654 no primeiro semestre de 2011 (13,2% do total). O descontentamento variou apenas 0,7% a menor. (Jornal do Commércio/RJ)